segunda-feira, 30 de maio de 2011





Benito Mussolini


   
 Benito Mussolini foi um político italiano (29/7/1883-28/4/1945).
Nasce em Dovia di Predappio, filho de um ferreiro socialista e de uma professora primária. É expulso duas vezes da escola por mau comportamento, mas consegue completar os estudos e torna-se professor primário em 1902. Na juventude envolve-se com movimentos esquerdistas e trabalha como editor dos jornais de esquerda A Luta de Classes (Forlì, 1910) e Avanti!(Roma, 1911 a 1914), órgão oficial do Partido Socialista Italiano, do qual se torna um dos cabeças.
Quando a Itália entra na I Guerra Mundial em 1914, Mussolini mostra-se favorável à decisão, contrariando a deliberação do partido, e por isso é expulso. Serve na guerra como soldado e volta à vida civil com ideias anti-socialistas.
Em Milão, funda em 1919 um movimento nacionalista chamado Fascio de Combatimento, que depois evoluiria para o fascismo. Em 1922, com seus seguidores, os "camisas negras", organiza a Marcha sobre Roma, demostração de força que origina um convite do rei VitórioEmmanuele III para encabeçar um novo governo. Como primeiro-ministro, controla o sistema sindical, proíbe greves e persegue a imprensa livre.
Em 1929 estabelece um regime de partido único. Em 1940 alia-se à Alemanha na II Guerra Mundial e sofre várias derrotas militares. Quando os Aliados invadem a Itália em 1943, é derrubado e preso pelos próprios correligionários. Libertado pelos nazistas, em 1945 é recapturado e morto por guerrilheiros italianos.


Video de Benito Mussolini:






Adolfo Hitler


    Foi o líder alemão (20/4/1889-30/4/1945).
 Nasce em Braunau, na Áustria. Em 1907, vai para Viena estudar desenho. Na época, toma contato com ideias anti-semitas e anticomunistas e as adota. Em 1913 muda-se para Munique, na Alemanha, fugindo do alistamento no Exército de seu país, mas ingressa no Exército alemão no início da I Guerra Mundial.
Torna-se cabo e ganha duas vezes a Cruz de Ferro por bravura. Em 1919 filia-se ao Partido Operário Alemão (DAP), organização nacionalista anti-semita, e em 1921 passa a chefiá-lo, transformando-o em Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), apelidado de "nazi". É preso em 1923, durante nove meses, após uma tentativa de golpe de Estado - o putschde Munique. Na prisão, escreve Mein Kampf(Minha Luta), em que expõe suas ideias.
Com a Alemanha em grave crise econômica, milhões de desempregados aderem ao nazismo. Em 1933, Hitler torna-se cidadão alemão e é nomeado chanceler pelo presidente Hindenburg. Com a morte dele, Hitler instaura uma ditadura e assume o papel de fuhrer(guia do povo alemão).
Começa então sua expansão militar, a princípio tolerada pelas potências ocidentais. Com a invasão da Polônia em 1939, tem início a II Guerra Mundial. Hitler anexa vários países da Europa e ordena o extermínio de judeus - cerca de 6 milhões são mortos. Quando as tropas soviéticas cercam Berlim, em abril de 1945, suicida-se minutos depois de se casar com a amante Eva Braun.

Video de Adolfo Hitler: