quinta-feira, 24 de março de 2011

Joseph Estaline


 Foi um  líder revolucionário e político soviético (21/12/1879-5/3/1953). ´

Josef Vissariónovitch Diugachvíli nasce em Gori, na Geórgia. Filho de um sapateiro, estuda em escola de padres, da qual é expulso por apresentar pontos de vista marxistas. Em 1902 torna-se militante do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), fundado por Lênin.
É preso várias vezes e deportado para a Sibéria em 1913, época em que adota o nome Stálin (homem de aço). Em 1917 entra para o comitê central do POSDR, no qual ajuda a preparar a Revolução Russa. Braço direito de Lênin, em 1922 torna-se secretário-geral do Politburo, órgão máximo do Partido Comunista (PC), e adota a tese do socialismo em um único país, ou seja, apenas na União Soviética (URSS), em oposição a Trótski, que prega a expansão da revolução.
Sucede Lênin após sua morte, em 1924, derrotando Trótski. Controla o Estado com poderes ditatoriais e inicia o stalinismo. Expulsa do partido e do Exército os inimigos declarados ou potenciais. Milhões de pessoas são presas, executadas ou enviadas aos campos de trabalho pela polícia política. Durante a II Guerra Mundial, é um dos chefes da coalizão antinazista, com o americano Franklin Roosevelt e o inglês Winston Churchill.
Encerrado o conflito, cria alianças militares e econômicas com as novas Repúblicas socialistas do Leste da Europa. Após sua morte, em Moscou, seus crimes são denunciados no 20º Congresso do Partido Comunista da URSS (PCUS) em 1956.

Video de Joseph Estaline:

Sem comentários:

Enviar um comentário